Joinville – passeios rápidos e dicas

Todo o roteiro da viagem de Curitiba até Florianópolis, passando por Bombinhas aqui.

(fev 2017)

Joinville é maior cidade do estado de Santa Catarina e a terceira maior da Região Sul do Brasil (atrás de Porto Alegre e Curitiba)¹.
Foi colonizada por alemães, suíços e noruegueses e isso se mostra na arquitetura, cultura e gastronomia².

Nunca tinha pensado em Joinville como destino turístico (talvez por ter vivido apenas nas regiões sudeste e norte do Brasil), mas aparentemente é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina e tem várias opções de passeios.
Tem passeios de interesse histórico, como a rota dos museus (com temas variados, desde a história do ferro de passar, da bicicleta, até da imigração e colonização, entre outros); ecoturismo e esportes náuticos; cicloturismo; enoturismo; turismo rural; parques e pesque-pagues; eventos culturais, como festivais de dança, além de ser a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou; etc, etc.

Pórtico e Moinho da XV

GOPR1116_1487167944481_high-01.jpeg
Pórtico de Joinville

Pegando a saída 41 da BR-101, você entra pelo Pórtico e já vê uma influência europeia na arquitetura (até os pouco entendidos como eu). Tem um estacionamento próximo para tirar fotos ou para passar no centro de informações turísticas.

Parque Zoobotânico e mirante do Morro da Boa Vista

É um parque pequeno, mas que tem vários animais em cativeiro (200, segundo o site da Santur), um lago bem bonito, trilha, quiosques e playground. A entrada é gratuita e tem estacionamento um pouco antes de chegar ao parque, no pórtico de acesso (a partir do pórtico somente veículos autorizados).

Saindo do parque e atravessando a rua tem um ponto de ônibus que leva ao mirante do Morro da Boa Vista, que proporciona vista panorâmica da cidade. É possível ir à pé, mas o caminho é longo e a subida é bem íngreme. O ônibus custa R$4,50 se pagar na hora e R$4,00 se comprar com antecedência nos terminais. Ele pára em três pontos: no pórtico de acesso, no Parque e no Mirante. Vale para ida e volta e tem vários horários. Consulte mais detalhes aqui.

20170215_141945(0).jpg
Letreiro em frente ao Parque

A visitação ao mirante abre todos os dias, das 7h às 19h. A vista é realmente maravilhosa.
Tem também uma pequena trilha na base do mirante.

20170215_144101.jpg
Vista do mirante

20170215_144332.jpg

20170215_144541-01.jpeg

Mubi – Museu da bicicleta

É o único do gênero na América do Sul, tem um belo acervo composto por mais de 16 mil peças (entre bicicletas, peças, fotos, etc), de vários anos e países.
No andar de cima tem o museu do ferro de passar. Sinceramente, achei mais interessante e tem toda uma linha do tempo e vários exemplares.
Funcionam de terça a domingo, das 10h às 16h, inclusive feriados e a entrada é gratuita.
Mais informações aqui.

20170215_131935.jpg
Mubi

¹IBGE
²Santur

Todo o roteiro da viagem de Curitiba até Florianópolis, passando por Joinville aqui.

Deixe um comentário