Road trip Curitiba-Florianópolis: roteiro e diário de viagem

Morando em Manaus não tínhamos (eu e meu esposo) muitos lugares para conhecer fora do estado e que desse para ir exclusivamente de carro (fomos apenas para Venezuela, passando por Boa Vista/RR). Então, já que mudamos para Curitiba começamos a planejar nossa primeira road trip.
Considerando o tempo e dinheiro disponíveis, optamos por uma viagem de 6 dias até Florianópolis, passando por Joinville, Balneário Camboriú e Bombinhas.

A principio, passaríamos um dia inteiro em Joinville, mas achamos que seria possível conhecer tudo o que queríamos em menos tempo e acrescentei mais um dia de estadia em Bombinhas.

1º dia:
Saímos umas 9h45 de Curitiba e chegamos por volta das 11h30 em Joiville. Pegamos a saída 41 e já demos de cara com o Pórtico e moinho. Um pouco mais a frente paramos para almoçar na churrascaria Poial Tropeiro e já fomos turistar.

Conhecemos o Mubi (Museu da bicicleta), o Parque Zoobotânico e o Mirante do Morro Boa Vista.

Pórtico de Joinville

Sobre os detalhes, dicas e fotos dos passeios a Joinville aqui.

De lá até Balneário foram +/- 1h40. Fizemos o check in umas 17h30, nos ajeitamos e fomos conhecer a praia central.

Praia central de Balneário Camboriú

2º dia:
Pela manhã fomos no Mirante do Morro do Careca, que é utilizado para a prática de voo livre (que não estava acontecendo por decisão da prefeitura). Em seguida partimos para o Parque Unipraias. Não é uma atração barata nem imperdível, mas fomos mesmo assim. E bem divertido e tem uma vista linda da praia subindo o bondinho e pelos mirantes do parque.

Vista do Morro do Careca
Vista do bondinho do Parque Unipraias

À tarde fomos no Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, que é o zoológico da cidade. Não estava na programação inicial, mas abraço qualquer oportunidade de ver bichos e tirar fotos.
De lá fomos para o Cristo Luz, que é um complexo turístico com mais uma bela vista de Balneário e conta com restaurantes, eventos de música e dança (conferir no site) e, a noite, tem o acendimento das luzes da estátua do Cristo Luz, cada dia da semana com uma cor.

Cristo Luz

Sobre os detalhes, dicas e fotos dos passeios em Balneário Camboriú aqui.

3º dia:
Partimos para Bombinhas depois do café da manhã. Apesar de o trajeto ser curto e o Google maps apontar menos de 1h de viagem, demorou quase o dobro por causa do transito dentro de Bombinhas.
Como ainda estava bem cedo para fazer check in, fomos direto para o Mirante Eco 360°. Tem um pequeno museu na base do mirante e para subir se paga R$10. Como o nome diz, tem vista com ângulo de 360º e é o ponto mais alto do município (fonte: casa do turista). A subida de carro é um pouco sofrida para um carro 1.0, mas a subida a pé do estacionamento até o mirante é bem tranquila. Tem também uma tirolesa para crianças.

Mirante Eco 360º

Seguindo caminho depois do mirante, chegamos na praia da Tainha.

Praia da Tainha

À tarde fizemos SUP na praia de Canto Grande e passeamos por lá mesmo.

Praia de Canto Grande

4º dia:
Fizemos a trilha do Morro do Macaco. A entrada fica no cantinho da praia do Canto Grande e tem dificuldade moderada. Fizemos em 25 min e a vista compensa.

Vista do Morro do Macaco

Para comer recomendo o Capitão Caffe e o Mar de fora (tem no centro de Bombinhas e em Canto Grande).

Sobre os detalhes, dicas e fotos dos passeios em Bombinhas aqui.

5º dia
Pela manhã visitamos mais uma vez a praia da Tainha, depois fizemos o check out e partiu Floripa.
Como já conhecíamos Florianópolis de uma viagem que fizemos em 2015, passamos apenas 1 noite. Ficamos numa pousada próximo a Lagoa da Conceição e passeamos por lá mesmo.
Mas antes de chegar na pousada, paramos para almoçar em Santo Antônio de Lisboa, que é uma vila açoriana que está em alta pela gastronomia, com restaurantes a beira-mar que servem frutos do mar fresquíssimos trazidos pelos pescadores da vila. Comemos no Marisqueira Sintra, preços razoáveis, bacalhau delicioso!

Praia da Tainha
Praia em Santo Antonio de Lisboa
No restaurante Marisqueira

6º dia
Tomamos café da manhã bem cedo e fomos “revisitar” a Ponte Hercílio Luz. Da última vez estava em revitalização e dessa vez estava em reforma, então não deu para chegar muito perto. Depois disso, seguimos viagem de volta para Curitiba.

Duração da viagem de volta (com parada para lanche na estada): 4h30.

Total de Kms rodados (ida e volta): 963

Hospedagem:

Em Balneário: Hotel Vieiras
Até a praia são uns 800 m/ 10 min andando.
Tem piscina coberta e aquecida, que fica junto do “salão de jogos” (tem mesa de sinuca e totó), é relativamente perto da praia e o atendimento é bom, mas não recomendo. O café é bem razoável e o hotel é meio velho. O ar condicionado é bem velho e barulhento, tudo tem um pouco de cheiro de mofo, o wifi não funcionava e o estacionamento é cobrado (R$25).

Em Bombinhas: Pousada Al Mare
Não é bem no centro de Bombinhas, fica em Canto Grande, que é uma vila de pescadores e maricultores a uns 20 min de carro. Não reparei nisso quando fiz a reserva, mas não me decepcionei nenhum pouco. A pousada fica bem perto andando da praia de Canto Grande e da trilha do Morro do Macaco e, de carro, do Mirante Eco 360º e da praia da Tainha.
O atendimento é ótimo e o quarto bem confortável.
O wifi que não era lá muito bom e o café da manha razoável. Estacionamento gratuito.

Em FlorianópolisPousada Lagoa do Sol
Bem simples, razoavelmente confortável e localização excelente. Bem próximo da Lagoa da Conceiçao, onde escolhemos ficar para praticar Stand Up Paddle. O café da manhã foi o melhor de toda a viagem. Estacionamento gratuito.